sexta-feira, 9 de abril de 2010

leia.




esses dias eu estava revendo minhas comunidades no orkut e acabei saindo de uma que diz que “a leitura muda as pessoas”. saí porque não concordo com o título. a leitura NÃO muda as pessoas – a DEDICAÇÃO à leitura é que tem o tal poder de transformação. quantas coisas você lê simplesmente ‘por ler’?! passando o olho por cima é meio complicado absorver o que está escrito.

graças a Deus meus pais são do tipo que incentivam qualquer atividade que aprimore o intelecto. eu e meus irmãos fomos apresentados às palavras logo cedo. (a gente chegava a ‘brigar’ por um gibi da turma da Mônica... ou então uma revistinha ‘nosso amiguinho’!) comecei a juntar as sílabas aos 4 aninhos (que fofurinha deve ter sido, haha!). ler mesmo, acho que foi algum tempo depois. claro, porque ler é DIFERENTE de juntar sílabas. fico ‘encucada’ com quem se satisfaz com a mera decodificação das letras...
ler vai além, ler é interpretar. não no sentido de encenar, mas no sentido de ter o conhecimento prévio que permite a “leitura das entrelinhas”, saber o que o autor quis dizer. um bom leitor sabe ler interpretando e, além disso, observando a escrita, assimilando novas palavras ao próprio vocabulário. isso é fantástico!
os livros, especialmente, têm a magia de nos permitir viagens a épocas e lugares diferentes, apresenta-nos um ‘mundo desconhecido’ que até então permaneceria oculto a quem o descobre! quando alguém diz que “não há melhor amigo que um bom livro” está fazendo referência à ótima companhia que ele é, ao conhecimento que ele oferece! livros conversam com a gente. quem “lê por ler” continua escrevendo mal e sendo pobre em palavras. isso é MEDÍOCRE. quero deixar claro aqui que não sou do tipo que faz acepção de pessoas pelo grau de intelectualidade dela... MAS eu acho OFENSIVO um universitário não ter um mínimo de conhecimento sobre a língua portuguesa! isso IRRITA. aliás, mais ofensivo ainda é quem busca aprender novos idiomas sem nem saber falar o próprio idioma, que ouviu desde o ventre! é por isso que o Brasil sempre está em DÉFICIT educacional, porque os profissionais recém formados pensam que o conhecimento na área estudada basta. esquecem-se de que para ter um pouquinho que seja de persuasão, (que ao meu ver cabe em toda profissão) precisa SIM conhecer ao menos um pouquinho de português! o governo nunca vai investir na educação com seriedade. é conveniente um povo semi analfabeto, que escreva “pareÇe” e “ageMte”. ah, e não me venha com essa de que sentimentos não precisam ser bem ditos... se for fazer uma declaração de amor, diga “eu amo você” ao invés do “te amo”. lembre-se de que pronomes oblíquos não iniciam frases! ( a dica vale pra qualquer estudante, seja lá a ‘série’! er... não precisa ser extremista também , né... há de se ter sabedoria na hora de escolher a forma de falar de acordo com quem vai ouvir!)

estou longe de dominar todas as regras de pontuação, coesão e ortografia. não sei conjugar todos os verbos. provavelmente dá pra enumerar meus erros nesse texto. já perguntei ao meu irmão se o certo era “enchergar”. não sou o Pasquale, entende? mas quando tenho dúvida, pergunto... e tento APLICAR ao meu dia a dia as regrinhas que aprendi na época do ginásio!
uma coisa eu vou ressaltar... além de fazer apologia à leitura, faço o mesmo pela leitura da Bíblia. de todos os livros, revistas, textos e poemas que li, não encontrei um livro mais COMPLETO que Ela. acho graça de quem A coloca como referência no item “livros” do questionariozinho do perfil no orkut. quero ainda conhecer alguém que ame todos os livros! aliás, enquete: quem é fã de números?! já li todos os livros da Bíblia, mais de uma vez até... não, eu não gosto de todos.

não era para sair tão grande assim... mas quando o assunto é português, eu sempre tenho MUITO a falar. (acredite, eu escreveria mais se tivesse a certeza de que não daria preguiça a alguns leitores, rs!).

p.s1: o word apenas corrige palavras, ele não incrementa o vocabulário de ninguém.
p.s2: assim como o corpo precisa de comida e o espírito da Palavra, a mente precisa de leitura. quer prevenir-se do Alzheimer? leia, leia, leia, leia, leia. alterne o modo como organiza suas gavetas. altere o percurso que faz para ir ao trabalho. leia. leia.leia.leia.

faça do dicionário o seu recurso mais utilizável. entenda que saber português facilitará o seu aprendizado na vida. saber falar vai ajudar você a ser mais facilmente compreendido, pois suas idéias serão expressadas de maneira mais clara.

leia e aprenda. facilite a SUA vida e a de quem vive com você. a fala mais imponente conquista. faça do português o seu melhor amigo. =)