segunda-feira, 20 de agosto de 2012

como o ditado quer dizer...




uma pedra solta num penhasco penderá para o fim do abismo a não ser que mil homens arrisquem suas vidas e formem uma barreira para contê-la. ou então, que um só homem tenha uma ideia inovadora e rápida o bastante para salvar a pedra e a vida prestes a ser esmagada por ela. o fato é que no desenrolar do seu percurso, a pedra se machuca e machuca. ela arranha e é arranhada. é uma luta narrada por Talião – o chão que recebe a ferida, magoado por ter sido ‘pisado’, devolve, na mesma força e intensidade, o ferimento recebido. é a física  da vida – colhe o que se planta. 

e essa história toda de pedra, penhasco e Talião foi só pra divagar mesmo. espertinho, meu cérebro decidiu pensar em outras coisas pra não ter que ouvir e ler sobre o real motivo de ter-me feito sentar e escrever. não preciso explicitar esse motivo, quem me lê nas entrelinhas decifra cada palavra que o papel não recebe. mas o hoje e o agora precisam ficar eternizados aqui. porque antes disso, ficaram em meu coração, alma e pensamento. 

em vão minha alma tenta se refrigerar em viagens e palavras sem nexo... a verdade é que as coisas caminham sozinhas para o destino que elas devem ter. não falo de destino como uma força superior imutável, mas de rumo, direção. depois que um fato determina o sentido de uma situação, será necessária uma força cósmica para retroceder a progressão da sequência de outros fatos consequentes ao primeiro. existem coisas que demandam mais que querer e sonhar, que não dependem do meu eu ou da minha força de querer fazer ser. escapam de mim e alojam-se num lugar em que não alcanço. e de tanto correr, já não tenho força pra subir a escada. (sei que posso parecer contraditória, mas há uma linha tênue entre o que eu quis dizer e o que possa te levar a fazer tal julgamento).

complexo, não? mas acredite: não há como simplificar. quer dizer, há sim, mas talvez seja dolorido demais constatar o óbvio.

... água mole em pedra dura bate tanto, que transforma a solidez da rocha num vulnerável grão de areia.